Atualizado em 30 de janeiro de 2021 por Elia Macedo
Você é daqueles que empaca toda vez que precisa fazer um currículo? Fica cheio de dúvidas, sem saber o que colocar ou não? Relaxa, você não está sozinho.
Para saber como fazer um currículo respeitável e atrativo aos olhos dos recrutadores, temos algumas sugestões.
Aproveite as dicas e arrase no recrutamento e seleção!
5 passos para elaborar um currículo atrativo para o mercado
Aproveite estas dicas e arrase e elabore o currículo perfeito:
1. Exponha sua experiência profissional de maneira sincera
De forma alguma minta em seu currículo. Isso pode gerar situações constrangedoras e ainda manchar a sua reputação profissional.
Imagine ser chamado para uma função para a qual você disse ser apto e, no decorrer do trabalho, não dar conta das tarefas por não saber o que fazer ou fazer mal-feito? Ruim, não?
Entre as mentiras mais comuns estão as que tangem às habilidades do candidato, as responsabilidades exercidas em cargos anteriores, período em que permaneceu em um emprego, cargo que desempenhou anteriormente, sua formação acadêmica, nome de empresas em que trabalhou e prêmios e reconhecimentos obtidos.
Na ânsia por conquistar a vaga, sobretudo em momento de instabilidade, as pessoas podem se sentir tentadas a exagerar em suas habilidades ou experiências. Então não faça isso, pois isso aparecerá no dia a dia, acredite.
Tenha uma coisa em mente: mentir no currículo pode gerar implicações legais, chegando a ocasionar dispensa por justa causa – e o ocorrido pode ser enquadrado como crime de falsidade ideológica.
2. Os cursos e eventos que já participou são um grande trunfo
Um currículo atrativo para o mercado inclui cursos, eventos e qualquer atividade relacionada à sua área de atuação.
A pós-graduação vem se constituindo em um diferencial cada vez mais importante no currículo e na carreira. Cursos de atualização e aperfeiçoamento, tanto em habilidades técnicas quanto em comportamentais também são ótimas opções para o currículo.
3. Fale dos projetos em que você já participou
Trabalho voluntário sempre chama a atenção de recrutadores, pois se trata de uma atividade não remunerada que exige tempo, dedicação, autonomia e comprometimento do candidato e destaca habilidades conhecidas como soft skills, muito valorizadas pela atual gestão de pessoas.
Vivências no exterior também devem ser colocadas, como a obtenção de determinadas habilidades ou a execução de tarefas em ambiente acadêmico ou profissional. Também devem ser colocados cursos de pós-graduação, de idiomas em escolas especializadas, intercâmbios acadêmicos em parceria com universidades brasileiras e cursos de verão. Não coloque viagens de lazer.
4. Destaque seus conhecimentos em outros idiomas
Com a globalização dos mercados e a internacionalização dos negócios, o inglês faz cada vez mais parte das rotinas dos ambientes de trabalho, seja para fazer comércio com outros países, participar de reuniões remotas ou mesmo para buscar atualização profissional em fontes estrangeiras.
No entanto, não é somente esse idioma que faz seu currículo se tornar atrativo. Apesar de o inglês ser a linguagem franca dos negócios, outros têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, como espanhol e mandarim, por exemplo.
Dependendo da nacionalidade da empresa, dar destaque ao idioma de origem pode ser um diferencial e tanto.
5. Não coloque pretensão salarial
Colocar a pretensão salarial pode assustar ou causar impressão errada no empregador. Só informe esse dado no caso de o anúncio da vaga explicitar essa solicitação. Fora isso, deixe que essa informação seja solicitada no momento oportuno pela empresa.
Fornecendo um currículo objetivo, bem estruturado e atrativo você aumenta suas chances de ser chamado para uma entrevista e poderá dizer, pessoalmente, quanto quer ganhar e negociar valores com o empregador.
Gostou do artigo? Comente e compartilhe!
- Concurso dos Correios: o que você precisa saber [ATUALIZADO] - 21 de outubro de 2023
- Habilidades interpessoais: o poder das soft skills no mundo profissional [COM TESTE] - 14 de outubro de 2023
- Formas de trabalho pela internet: 10 maneiras de ganhar dinheiro trabalhando online - 6 de setembro de 2023