quarta-feira, janeiro 22
Shadow

Curso de Administração: conheça as possibilidades de carreira

Atualizado em 31 de janeiro de 2021 por Elia Macedo

O que falta para você decidir sobre o curso de Administração como primeira opção em graduação? Mais informações? Podemos ajudar!

A Administração é a ciência social que trata de todas as rotinas e práticas do dia a dia das organizações e seus negócios. Abrangente, ela se ramifica em vários segmentos. Certamente, haverá um que chamará sua atenção.

Por que você deve fazer um curso de Administração?

Talvez você já tenha ouvido que o curso de Administração é para indecisos. No entanto, isso é uma injustiça com a Administração. Você já ouviu, por exemplo, alguém dizer que Medicina é para quem não sabe o que cursar? Não, verdade?

A Administração, assim como a Medicina, forma generalistas — administradores e clínicos gerais — e forma especialistas. Assim fica mais fácil de você entender a Administração.

Para conhecer algumas possíveis carreiras em Administração, continue com sua leitura — e aproveite para pegar dicas excelentes para sua carreira.

Curso de Administração: graduação e mercado de trabalho

O curso de Administração é do tipo bacharelado e tem duração de quatro anos. Ao longo desses oito semestres, você estuda disciplinas de introdução à Administração, Contabilidade e Economia e aprofunda os conhecimentos em métodos de organização, planejamento e gerenciamento, em modelos de gestão, em empreendedorismo, negócios internacionais etc.

Além da contabilidade, também marketing, comércio exterior e recursos humanos são campos explorados — e que podem ser decisivos na escolha da carreira que você quer seguir.

Conheça um pouco mais sobre algumas dessas áreas.

Administração de empresas

O estudante/profissional que optar por ser um administrador de empresas deve ter uma formação generalista. No escopo administrativo, sua atuação é no nível estratégico.

Seus conhecimentos devem abranger aspectos relacionados aos diversos segmentos da Administração, como:

  • economia;
  • finanças;
  • gestão de pessoas;
  • gestão estratégica;
  • gestão de projetos;
  • gestão de processos;
  • contabilidade e outros.

Recursos Humanos

Quando você estiver estudando Administração, poderá descobrir que gosta e se dá bem na área de RH. Sua carreira poderá então se voltar a esse caminho.

Recursos Humanos trabalha com a gestão de pessoas, relações interpessoais, administração de conflitos, desenvolvimento e treinamento, recrutamento, seleção e retenção de talentos e outros.

Além disso, é o setor responsável pela elaboração e implementação do plano de cargos e salários de uma organização.

Comércio Exterior e Negócios Internacionais

A globalização é um evento já antigo, mas perene. Desde que as barreiras geográficas caíram e os blocos econômicos se fortaleceram, abriu-se um leque de opções para profissionais com conhecimentos em finanças internacionais e sistemas e ferramentas necessárias para a gestão de exportação e importação.

O agronegócio é um exemplo de meio que absorve bem profissionais administrativos com expertise em negociações internacionais, uma vez que o Brasil é um dos maiores exportadores de commodities e que movimenta a economia do país.

Relações Internacionais

Nem todo mundo consegue perceber a interface entre Administração e Relações Internacionais. No entanto, ao conseguir visualizar o cenário internacional como uma variável que interfere — positiva ou negativamente — nos cenários empresariais, entenderá a interligação entre as áreas.

Marketing

Ao estudar as disciplinas de Marketing em seu curso de Administração, algo novo pode surgir à sua frente. Você pode se encantar com essa área tão desafiadora, responsável por estudar os mercados, as oportunidades em novos produtos e serviços e as formas de alcançar potenciais clientes.

Com a chegada da internet, o mundo dos negócios passou por transformações. Isso alterou o hábito de consumo das pessoas, pois o meio digital abria campo para o empreendedorismo e o surgimento dos negócios virtuais.

Os novos negócios exigiram um novo tipo de abordagem aos consumidores. Nascia então o marketing digital, o inbound marketing e todas as vertentes dessa área. Sendo assim, Marketing é um campo amplo para o administrador que quer seguir por esse caminho.

Finanças

Administração é uma ciência social aplicada, mas tem seu pé nas exatas. Matemática financeira, matemática aplicada a negócios, estatísticas e outras disciplinas se encarregam de “puxar” quem tem afinidade e gosta dessas áreas. Assim, uma outra possibilidade para o administrador é se especializar em finanças.

Contabilidade

A Contabilidade dá as caras logo no primeiro semestre da graduação em Administração. Ou seja, você pode ser seduzido logo de início, e decidir que sua especialização será em contábeis — ou, como muitos fazem, trocar de curso.

Empreendedorismo

Os conceitos de empreendedorismo dão uma visão renovada ao administrador. Principalmente, porque empreender tem o forte significado de arriscar, inovar, e novas empresas têm exatamente essa característica. Estão aí as startups para provar isso.

Faculdade em dois anos?

Antes de irmos ao próximo tópico, é importante frisarmos que existe a possibilidade de você estudar em áreas específicas, como Empreendedorismo, Recursos Humanos e Marketing. Os cursos de graduação tecnológica oferecem essa possibilidade.

Com duração de dois a três anos, eles formam tecnólogos, profissionais preparados com ênfase na prática das profissões. São também cursos de graduação, só que mais compactos, em menos tempo. Mas o diploma é o mesmo que os de cursos de bacharelado.

Cursos online na área de Administração

Outra possibilidade de você aprofundar conhecimentos em Administração é fazer cursos livres online. Você aprende, enriquece o currículo e ainda pode usar o certificado para comprovar créditos nas atividades complementares do curso de graduação.

Os novos modelos de gestão e o perfil contemporâneo do administrador
Os novos modelos gestão baseiam-se, primeiramente, na valorização do capital humano. Finalmente se tocaram entenderam que sem pessoas qualificadas, valorizadas e comprometidas com a empresa, os negócios não vão a lugar algum.

Com um mercado altamente competitivo, ficar estagnado não é uma opção. A partir disso se formaram os modelos de gestão contemporânea, que, por sua vez, exigem um profissional que atenda às suas necessidades e expectativas.

Nesse cenário se destacam competências técnicas, mas, sobretudo, o que difere e pesa em um currículo, são as habilidades comportamentais. Além disso, também são valorizadas competências diferentes — isso quer dizer que você pode ter sua especialidade, mas que se for bom em outra coisa, será ainda mais bem-visto por recrutadores/empregadores.

Prova disso é a tendência job rotation, em que profissionais passam pelos diversos setores de uma organização e adquirem vários tipos de experiência.

Há muito mais que podemos falar sobre a carreira em Administração, mas aqui você já tem um belo exemplo da versatilidade dessa ciência.

Ah, e aquele papo de que Administração é para indecisos, esqueça. Administração é para quem sabe muito bem o que quer.

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Divida conosco suas impressões. Vamos trocar uma ideia, use o espaço dos comentários para isso. Até o próximo post!

Elia Macedo
Quer compartilhar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *