quinta-feira, janeiro 23
Shadow

Mundo VUCA: o que é e o que tem a ver com sua carreira?

Atualizado em 2 de maio de 2023 por Elia Macedo

Você já ouviu falar em mundo VUCA? Se não, o que isso lhe parece em um primeiro momento?

Bem, vamos explicar, mas antes, contextualizar.

O mundo muda a todo momento, você não acha? Se falarmos sobre o clima, vamos certamente comentar as mudanças. Se falarmos em tecnologia, também vamos apontar que a todo momento tem algo novo.

Se falarmos no mundo do trabalho, vamos concluir que as últimas décadas foram de profundas mudanças nas relações de trabalho e no perfil profissional.

Mas o que isso tem a ver com o mundo VUCA? É o que vamos contar a seguir.

O que é mundo VUCA?

VUCA não chega a ser um termo recente. Foi criado na década de 90, em um cenário pós-guerra fria. Desde então tem representado bastante as transformações pelas quais o mundo tem passado.

Sua origem vem do acrônimo das palavras em inglês: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade).

No mundo dos negócios e do trabalho, isso pode tanto representar dificuldades quanto oportunidades.

De forma resumida, podemos dizer que esse conceito desestrutura pensamentos e ações lineares, perfeccionistas e super detalhados. É algo como “adapte-se”, “pense fora da caixa” etc.

O que o mundo VUCA tem a ver com sua carreira?

Para entender a relação do mundo VUCA com sua vida e sua carreira, entenda o que significa cada palavra do acrônimo:

Volatility (volatilidade): surge da velocidade em que as coisas mudam no cenário empresarial. Pense em um tipo de empresa que tenha surgido e mudado o segmento da qual faz parte. O que aconteceu com as outras? Precisaram rapidamente contornar e acompanhar as mudanças para se tornarem competitivas. Pense neste exemplo, no segmento da comunicação: enquanto o rádio demorou quase quatro décadas para alcançar uma audiência de 50 milhões de pessoas, a televisou demorou 13 anos e a internet quatro anos para alcançar a mesma audiência.

Uncertainty (incerteza): como resultado da agilidade, se torna complicado antecipar acontecimentos ou prever possíveis resultados. Por isso é bem difícil — e envolve muitas variáveis — tomar decisões, traçar etapas de desenvolvimento e crescimento ou planejar investimentos.

Complexity (complexidade): a complexidade é um resultado da interdependência e conectividade entre os demais fatores. Se forma uma teia complexa da qual não há como escaparmos. Uma única ação pode significar várias consequências, mesmo sem intenção. Quer ver um exemplo? Ao ir no supermercado e comprar arroz, você está — repito, mesmo que sem intenção — apoiando agrotóxicos, contribuindo para a degradação do solo e para o aquecimento global. Ou seja, uma simples escolha desencadeia muitas outras que você nem percebe.

Ambiguity (ambiguidade): todos os fatores acima culminam na ambiguidade. Sem respostas certas e clareza sobre os eventos, o que temos são caminhos e possibilidades.

Como se preparar para um mundo VUCA?

Há determinadas habilidades e competências para quem quer se dar bem no cenário VUCA:

Liderança por propósitos

Liderar com propósito significa tomar decisões alinhadas às estratégias do negócio, ter clareza dos propósitos e dos resultados esperados.

Resiliência

Com tanta pressão e incerteza, a resiliência é necessária para que se consiga enxergar oportunidades em momentos conturbados e de crise.

Visão estratégica

Visão estratégica é um dos pontos fortes de qualquer profissional e é o que o destaca nas organizações. É essa competência que o ajuda a analisar cenários de possibilidades e riscos com o objetivo de traçar estratégias e ganhar mercado.

Pensamento crítico

As melhores tomadas de decisão se originam de uma avaliação crítica. Quem tem esse tipo de pensamento consegue questionar a realidade e analisar uma mesma situação sob diferentes perspectivas e assim determinar o caminho a seguir.

Trabalho multidisciplinar

Uma equipe com diferentes competências e de diferentes áreas do conhecimento é ideal em um cenários de rápidas transformações. Dessa união resultará ótimos insights, desde que consigam trabalhar em equipe, se comunicar bem e considerar a opinião do outro.

É claro que muito do que falei aqui não é novidade. Afinal, sabemos que o mercado de trabalho e o meio corporativo é bastante dinâmico. A novidade fica mesmo por conta do termo mudo VUCA, que dá a perfeita definição à forma como tudo muda tão rapidamente.

Espero que tenham gostado. Até o próximo post!

Quer compartilhar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *